receita de iogurteComo fazer iogurte em casa?

Consumido há muitos séculos, o iogurte é um alimento comprovadamente nutritivo, saudável e muito o saboroso. Pode também ser uma alternativa de consumo de lácteos por pessoas intolerantes à lactose (já que o processo de fermentação reduz cerca de 30 a 40% da lactose presente no leite). Possui ainda elevada digestibilidade além de ser extremamente versátil como ingrediente para bolos, doces e salgados.
Experiente adoçar seu iogurte com um pouco de mel e uma pitada de canela ou preparar sua polpa de ameixa com suco de uva, o resultado é um sabor inigualável e que nenhuma indústria que produz iogurte consegue elaborar.


Nesta receita, você irá aprender a elaborar o seu próprio iogurte, maravilhoso, aromático e muito nutritivo!
Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Iogurte em casa,
bastando a aquisição do KIT para Fabricação de Iogurte que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Receita caseira de iogurte

Ingredientes e utensílios:
1 envelope de Fermento Docina (5 litros leite);
5 litros de leite;
400 gramas de açúcar (opcional);
1 termômetro para laticínios (para medição das temperaturas);
1 tela refratária (evita a queima do leite no decorrer do aquecimento).

Conheça o KIT de Fabricação de Iogurte ou adquira Fermento para Iogurte clicando aqui.

Qual o melhor leite para fabricar iogurte em casa?
O melhor leite, é o leite fornecido por empresas idôneas. Pode ser leite do tipo A, B, C, longa vida ou desnatado. Caso queira também poderá utilizar leite direto da fazenda, já que o mesmo será pasteurizado.

Passos para fabricação do iogurte em casa


receita iogurte caseiro1º passo: Em uma panela adicione o leite e o açúcar (mantenha a tela refratária sob o fundo da panela, evitando a queima do leite) e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura do leite com auxílio do termômetro (até atingir 80ºC).
Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e mantenha a panela tampada por 10 minutos.

 receita iogurte caseiro 22º Passo:
Após 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura entre 38 a 40ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.
Utilize sempre o termômetro para conferir a temperatura do leite regulada para 40ºC (esta temperatura proporciona o desenvolvimento do fermento.

 receita iogurte caseiro 3 3º Passo: Ao atingir a temperatura de 40ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Docina e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar (este período o fermento consome parte da lactose que é o açúcar do leite). O leite líquido se transforma no iogurte (uma coalhada firme, lisa, brilhante e muito aromática).  

receita iogurte caseiro 4Finalizando o seu iogurte: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite em iogurte. Este processo irá levar de 4 a 6 horas para se completar, momento em que o iogurte já estará pronto.

Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mantida nos 40ºC nos quais o fermento foi adicionado. Para isto você poderá embrulhar a vasilha tampada com panos ou conservá-la no forno (desligado).


receita iogurte caseiro 5Após um período de 4 a 6 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática. O iogurte está no ponto!
Guarde-o na geladeira até o dia seguinte (processo de resfriamento e formação de compostos aromáticos). Após estar resfriado o iogurte já poderá ser consumido.

Dicas:

As iogurteiras encontradas atualmente no mercado, têm a função de auxiliar na manutenção da temperatura no decorrer da fermentação. A forma que descrevemos acima, substitui o uso da receita iogurte caseiro 6iogurteira.
Outra opção é, utilizando uma caixa de isopor (fazendo a função da iogurteira):
Coloque dentro da caixa de isopor em torno de 1 litro de água morna (temperatura de 40ºC).
Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.