Queijo Feta

E-mail Imprimir PDF

queijo fetaO queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura.

Na Grécia as ovelhas e as cabras não vivem em áreas fechadas onde lhes são dados alimentos específicos. Crescem livremente e alimentam-se da vegetação das montanhas, rochedos, colinas ou áreas planas. Os rebanhos têm de andar de um lado para o outro e, por vezes, percorrem grandes distâncias, de modo a encontrarem uma maior quantidade e diversidade de vegetação. Esta mobilidade ajuda-os a alimentarem-se de vegetação mais variada, já que os arbustos e as ervas aromáticas são abundantes na Grécia. Os sabores ricos dos seus alimentos são transmitidos para o queijo feito do leite destes animais. É esta a razão que faz com que o queijo feta detenha um sabor particular das áreas onde é produzido.  

O queijo feta é colocado em recipientes de madeira ou plástico para maturar. A maturação faz-se em duas fases. Primeiro o queijo tem que ficar 15 dias sob condições de temperatura e humidade controladas. A segunda fase tem lugar em refrigeradores com uma temperatura estável e tem uma duração superior a 30 dias. O uso de conservantes não é permitido na produção deste queijo.

Alguns países tentaram fazer uma imitação do queijo feta usando leite de vaca. De modo a produzirem algo similar tiveram que usar corantes para o tornar branco. Como as cores artificiais não se mantêm muito tempo, aqueles queijos facilmente perdem a cor branca e começam a ficar com uma cor amarelada. Também o leite de vaca é gordo e assim, o queijo produzido com ele, contém mais gordura. E é claro que não se pode, sob quaisquer circunstâncias, produzir um queijo com o sabor e aroma do verdadeiro queijo feta, o qual é o resultado das ervas e arbustos encontrados nas terras gregas.

O queijo feta é exportado para diversos países. Este produto originário da Grécia vem num pacote onde aparece a figura da bandeira grega. A embalagem contém ainda informação sobre o tipo de leite usado e a zona em que foi produzido.

O queijo feta é um alimento grego muito especial. Os gregos adoram-no e faz parte da sua alimentação diária. O feta é servido a acompanhar refeições e também usado na preparação de diversos pratos. É óptimo nas saladas de Verão juntamente com tomate e pepino, cebola e oregãos. As tartes de queijo, de diferentes formas, feitas com massa folhada, têm o queijo feta como base. Ktipiti, um prato feito com pimentos quentes e feta, é uma deliciosa entrada para acompanhar com ouzo nos dias quentes de Verão. O feta é também usado para fazer lulas fritas (calamares) ou filetes de peixe estufados.



 

O 1º Requeijão

Sem Lactose

do Brasil!




CONTATO

SAC:
(32) 3224-3016

Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 às 17:00 horas.
sac@queijosnobrasil.com.br

 

Buscar

Mais Vistos

 

website counter