Receita caseira cremosinho - sorvete de iogurte

E-mail Imprimir PDF

receita cremosinho

O Cremosinho é uma verdadeira demonstração da criatividade do brasileiro apresentando-se como uma refrescante guloseima e um verdadeiro alimento.
O principal ingrediente do cremosinho é o leite que pode ser o leite in natura ou leite pó, incluindo a combinação dos dois. O açúcar (sacarose – açúcar de cana) representa cerca de 15 a 17% dos ingredientes. O açúcar não somente contribui para a doçura do cremosinho, mas também tem efeito direto sobre o corpo e viscosidade, aumentando a concentração dos sólidos totais no produto. Os sólidos totais adicionam o corpo e textura do cremosinho, incrementando seu valor nutricional. Tecnicamente, irão ocupar o espaço da água na mistura. Ou seja, o balanço dos sólidos totais na mistura, torna o produto final deliciosamente suave e não grosseiro como um simples cristal de gelo.

Os estabilizantes devem ser adicionados ao cremosinho com o objetivo de manter a consistência e resistência ao derretimento, no momento do consumo e no decorrer da armazenagem, onde variações de temperatura podem afetar diretamente a textura (tornar o produto mais “grosseiro”). O efeito direto é a redução da cristalização, resistência ao derretimento e equilíbrio com os demais ingredientes do iogurte. Os emulsificantes são utilizados para equilibrar a mistura de líquidos ou substâncias antagônicas como a água e a gordura. Embora os estabilizantes e emulsificantes ocorram naturalmente no leite, normalmente são adicionados em pequenas na composição da mistura.

Apresentamos uma fórmula previamente balanceada para o preparo de cremosinho, com excelente resultado final tanto em termos de qualidade quanto economicamente viável.  O princípio de elaboração do cremosinho é o mesmo dos sorvetes, com o incremento do fermento de iogurte, que provém o sabor único, a partir de linhagens de Lactobacillus bulgaricus e Lactococcos lactis subsp thermophillus, bactérias láticas naturais do leite.

O processo
Os ingredientes selecionados devem ser medidos em quantidades precisas em conformidade com a fórmula especial. Ingredientes líquidos e secos são combinados em separado.
Verte-se o leite no tanque de processo aquecendo-o. Em seguida os ingredientes secos, sobre o líquido nesta ordem.
Os ingredientes secos devem incorporados antes que o leite atinja a temperatura de 40ºC, evitando a formação de fragmentos não dissolvidos e com dificuldade para tal.


Pasteurização

A pasteurização é necessária para a destruição de bactérias patogênicas (causadoras de doenças) além de preservar o produto acabado. No Brasil é obrigatória, tanto para qualquer produto lácteo, quanto para gelados comestíveis.
A pasteurização é um processo simples, em que se emprega calor combinado com tempo. O calor e tempo, aplicado corretamente,  cumpre a finalidade de saúde pública (eliminação de possibilidades de transmissão de doenças via o alimento consumido), além de finalidades tecnológicas (melhoram o sabor, preservam a mistura, interação melhor dos ingredientes).
Para a pasteurização da mistura de cremosinho, indicamos o aquecimento da mistura previamente dissolvida até que atinja a temperatura de 80ºC, mantidos por 15 minutos.
Na prática, aquece-se a mistura. Quando a temperatura atingir 80ºC, a fonte de calor é desligada e o tempo mantido por 15 minutos. Não é necessário a religa do calor, por este tempo o calor será mantido.
Importante: durante todo aquecimento e manutenção da temperatura a mistura deverá estar em constante agitação, o que se faz com agitador mecânico instalado no equipamento.


Adição do fermento de iogurte
Uma vez pasteurizada a mistura, a mesma deverá ser arrefecida para a temperatura de 40ºC, com adição da cultura de iogurte, na dosagem especificada em conformidade com a fórmula.
Após a adição da cultura de iogurte, a mistura deverá permanecer intacta, por um período necessário a fermentação da mesma.
O processo de fermentação do leite ocorre em um período de algumas horas, em que o leite será adicificado pela adição do fermento de iogurte.
Este é o ponto final do processo de fermentação, onde já podemos dizer que o leite outrora leite, agora é um iogurte ou melhor uma mistura para cremosinho.  


Resfriamento, envase, armazenagem e distribuição
Após o processo de fermentação, a mistura, agora iogurte, deve ser resfriada para cerca de 15 a 20ºC, sendo adicionada dos ingredientes para finalização do cremosinho. O produto deverá ser envasado e finalmente destinado para freezers refrigeradores ou câmara frigorífica.

Com baixo investimento é muito fácil a elaboração do Cremosinho, bastando a aquisição do
KIT para Fabricação de Cremosinho, que inclui ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

 

Receita cremosinho - Esta receita rende 10 litros de cremosinho:
Ingredientes e utensílios:
1 envelope de Fermento de Iogurte - Docina; 
6 litros de leite;
2,5 litros (dois litros e meio) de água filtrada;
1 quilo e 100 gramas de açúcar;
400 gramas do Mix Cremosinho;
1 termômetro para laticínios (para medição das temperaturas);
1 tela refratária (evita a queima do leite no decorrer do aquecimento).
Conheça o KIT de Fabricação do cremosinho clicando aqui!


Qual o melhor leite para fabricar o cremosinho em casa?
O melhor leite, é o leite fornecido por empresas idôneas. Pode ser leite do tipo A, B, C ou longa vida. Caso queira também poderá utilizar leite direto da fazenda.


Passos para elaboração do cremosinho:

receita cremosinho 21º passo: Em uma panela adicione o leite, a água, açúcar que deverá ser previamente misturado com  o MIX CREMOSINHO. Coloque a tela refratária embaixo da panela, evitando contato direto com a chama e aqueça até atingir a temperatura de 80ºC, sempre mexendo e conferindo a temperatura com auxílio do termômetro. Atingida a temperatura de 80ºC, desligue a chama e mantenha a panela tampada por 10 minutos.
2º Passo: Após os 10 minutos, inicie o resfriamento do leite (cuidadosamente) até atingir a temperatura de 38 a 40ºC. Para agilizar o resfriamento, você poderá resfriar o leite em banho maria.
Utilize sempre o termômetro para conferir a temperatura que proporciona o desenvolvimento do fermento).


3º Passo: Ao atingir a temperatura de 38 a 40ºC adicione o conteúdo do envelope de Fermento Docina e mexa por alguns segundos. Tampe a panela e deixe fermentar.

Finalizando o Cremosinho: A partir deste momento, estará se iniciando a fermentação do leite, onde os lactobacilos estarão transformando o leite na mistura do Cremosinho. Este processo irá levar de 6 a 8 horas, momento em que a mistura do Cremosinho estará pronta.  

Durante este período é importante que o leite fique o mais próximo possível com a temperatura mencionada.

Após o período de 8 horas verifique se formou uma uma massa firme, compacta, com brilho e muito aromática.

Guarde-a na geladeira até o dia seguinte e adicione o aroma desejado (morango, coco, leite condensado).

Dicas:
como fazer cremosinhoComo manter a temperatura da mistura no decorrer da fermentação?

Coloque a mistura dentro de uma caixa de isopor em banho maria (água com temperatura de 40ºC).
Coloque a vasilha tampada com a mistura do leite e iogurte (3º passo) e tampe a caixa de isopor.


Como preparar a mistura do Cremosinho Sabor Morango depois de resfriada?
No dia seguinte, depois da etapa de preparo da mistura, adicione o sabor desejado (sabor morango em pó na dosagem de 50 gramas ou equivalente a 2 colheres de sopa bem cheias) para a receita acima. Embale a misture em saquinhos de "sacolé" ou "chup chup" ou qualquer outro tipo de saquinho para esta finalidade. Leve ao congelador e depois de congelado divirta-se ou ganhe dinheiro!


Onde encontrar MIX CREMOSINHO ou o KIT para CREMOSINHO?
Acesse a LOJA ONLINE
clicando aqui!



 

O 1º Requeijão

Sem Lactose

do Brasil!




CONTATO

SAC:
(32) 3224-3016

Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 às 17:00 horas.
sac@queijosnobrasil.com.br

 

Buscar

Mais Vistos

 

website counter