Receita Queijo Mussarela - Mágica

E-mail Imprimir PDF

receita queijo mussarelaO Queijo Mussarela é um dos queijos mais consumidos no Brasil sendo utilizado no preparo de massas, sanduiches, saladas e churrascos.
A receita a seguir é a síntese de um trabalho e dedicação de seus autores no esforço contínuo na transmissão de conhecimentos acessíveis a toda parcela da população.

A receita da Mussarela Mágica é parte desta missão: permitir que você faça em casa, um queijo, delicioso, puro e com gostinho de saúde.

A receita é simples e didática. Não deixe de experimentar!!!
Com baixo investimento é muito fácil fazer o Queijo Mussarela em casa, bastando a aquisição do
KIT para Fabricação do Queijo Mussarela, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto leite e utensílios domésticos).

Ingredientes e utensílios:
5 litros de leite pasteurizado (em saquinhos), leite tipo “C” ou “B”;
3 ml da solução cloreto de cálcio;
1 ml do Coagulante Quimase (dissolvido em 3 colheres de água filtrada não clorada);
1 envelope do Fermento para Mussarela Mágica;
1 termômetro para laticínios;
1 tela refratária;
Salga na salmoura.

Preparo dos ingredientes:
a) Medir a solução de Cloreto de Cálcio (3 ml) e o Coagulante Quimase (1 ml), diluir em 2 colheres de sopa de água filtrada e reservar separadamente cada ingrediente deste.
b) Dissolver o envelope do fermento em 1 copo de água filtrada e fria.     

como fazer mussarelaComo elaborar a Mussarela:
Adicione o leite (ainda gelado) na panela na quantidade de 5 litros.
A seguir, adicione o Fermento (previamente diluído em água filtrada, na quantidade de 1 copo ou 200 ml aproximadamente), misture aos poucos, lentamente. A seguir leve a panela ao fogo, baixo, protegida com a tela refratária, sempre misturando.

   

 

receita queijo mussarela Nesta etapa o leite deverá ser aquecido até que atinja a temperatura de 30ºC máximos (utilize o termômetro para verificar o aquecimento). Ao atingir a temperatura mencionada, desligue imediatamente a chama e adicione os outros dois ingredientes: Solução de Cloreto de Cálcio e por último o Coagulante Quimase (também previamente diluídos em água filtrada conforme já mencionado).

 

receita queijo mussarela em casaApós a adição do coagulante, deixa-se o leite em repouso por um período de 15 a 20 minutos. Verifica-se a formação de uma coalhada lisa, firme e compacta (observe se a mesma começou a se desgrudar da panela; este será o momento se cortar a coalhada). Chamamos de "coalhada", a massa formada no decorrer da coagulação do leite pela ação do coalho e fermento.    

 

fermentaçao queijo mussarelareceita queijo mussarela 5Com o auxílio da faca, faça cortes paralelos e cruzados pela extensão da panela, numa distância de dois centímetros entre um e outro corte. Depois do corte, deixe em repouso por 5 minutos (observe a formação de um soro com tonalidade esverdeada, isto é um bom sinal de que tudo está correndo bem).
Após o repouso, inicie a mexedura, com movimentos circulares, por toda extensão e profundidade da panela por um período total de 10 minutos.

receita queijo mussarela 6Abra a chama e aqueça até que, massa e soro atinjam a temperatura de 40ºC (utilize o termômetro para verificar a temperatura). Ao atingir a temperatura mencionada, desligue a chama e continue mexendo.
A medida que a massa vai se firmando, mais soro vai sendo expulso de seu interior e a massa vai ficando mais rígida

 

Ponto da massa: O ponto da massa ocorre após 30 receita mussarela bolinhaminutos contados a partir do corte. O soro deverá ser separado da massa com auxílio de um coador.

Drene o soro, e delicadamente pressione um pouco a massa. Depois de 15 minutos teremos uma massa pronta para ser filada

 

Processo inicial de filagem da massa:filagem mussarelareceita mussarela filagem 2








filando queijo mussarela

 

 

 

 

Filagem: Aqueça em torno de 2 litros de água até atingir a temperatura de 75ºC e reserve. Adicione cerca de 700 a 800 ml sobre a massa. Com auxílio de uma escumadeira ou pá, faça movimentos com a massa comprimindo-a por inteiro.

 receita como fazer mussarela 2receita como fazer mussarela 3 
 

 

 

 

receita como fazer mussarela 2receita como fazer mussarela 3

 

 

 

 

filando queijo mussarela receita 3receita como fazer mussarela

Se necessário, retire um pouco de água e adicione um pouco mais de água quente (75ºC). Retire a massa com as mãos (se preciso manipule com luvas de borracha) e finalmente movimente a massa aplicando o formato desejado.
Comece pelos nozinhos ou palitos que são mais fáceis. 
  

 

Salga: Após a moldagem, os queijos devem ser salgados em salmoura (água e sal) na seguinte proporção: receita como fazer mussarela 4receita como fazer mussarela 51 litro de água filtrada + 250 gramas de sal refinado + 1 colher de sopa de cloreto de cálcio (esta salmoura pode ser levada ao fogo para melhor dissolução do sal e depois resfriada para que os queijos possam ser salgados).

Salgar por 15 minutos (nozinhos, bolinhas, palitinhos), escorrer o excesso de salmoura e simplesmente se deliciar!!!  

Observações importantes:
Não pare de mexer quando estiver aquecendo o leite, isto evitará com que o mesmo "agarre" no fundo da panela, queimando-o.
Esta receita não dá para ser preparada com leite de "caixinha" ou leite homogeizado.


receita de mussarela
Para adquirir o KIT de Fabricação do Queijo Mussarela clique aqui!
Salada rápida:
1 tomate, salsinha a gosto, azeite de oliva, sal a gosto e Mussarela Mágica.
Pique todos os ingredientes, adicione o sal e o azeite, regando bem.
Sirva-se com exageros!!!

 
 

 

 

 

 



 

O 1º Requeijão

Sem Lactose

do Brasil!




CONTATO

SAC:
(32) 3224-3016

Atendimento de segunda a sexta-feira de 8:00 às 17:00 horas.
sac@queijosnobrasil.com.br

 

Buscar

Mais Vistos

 

website counter