queijos_no_brasil  
 
   
 
         
  queijo_minas
Tecnologia de Fabricação Industrial
   
Queijo Minas Frescal Light
 
A Casa do Queijeiro possui linha completa de ingredientes e utensílios para este queijo.
Entregas em todo Brasil, contato: cq@queijosnobrasil.com.br
 
Ingredientes

Leite pasteurizado com 1,5 a 2% de gordura
Á cido Lático 85%: 25 ml para cada 100 litros de leite
Cloreto de Cálcio solução 40 %: 40 ml para 100 litros de leite
Substituto de Gordura WPC: 500 gramas para cada 100 litros de leite
Coalho líquido, na dosagem de 25 a 30 ml para cada 100 litros de leite
Sal refinado adicionado diretamente ao leite, na razão de 1% sobre seu volume

Técnica
Após a pasteurização resfriar o leite a temperatura de 38ºC e fazer a adição dos ingredientes na seguinte ordem: sal, cloreto de cálcio, WPC (previamente dissolvido em 5% do leite a ser utilizado, ácido lático (diluir em 5 partes de água filtrada e fria) e coalho.
Para adição do coalho diluir em parte igual de água filtrada ou pasteurizada (ou fervida) fria, lentamente mexendo por uns 03 minutos.
Adicionado o coalho o leite deverá permanecer intacto por um período de 20 minutos até que se verifique a formação de uma coalhada, compacta, sem desprendimento de soro (esta característica é verificada após 30 minutos da adição do coalho).
Após este período fazer o corte da coalhada, com auxílios das liras verticais e horizontais em cubos com aproximadamente 2 a 2,5 cm de aresta.
Iniciar a mexedura, lenta (no ínicio).

Ponto: em torno de 20 a 30 minutos.
O ponto é determinado utilizando uma forma vazia, recolhendo os grãos que devem estar com determinada firmeza e conjuntamente verificando o fluxo de soro. Escorre de forma rápida pelos furos da forma.
Enformar rapidamente e destinar para refrigeração em temperatura máxima de 5ºC. Após 20 minutos virar os queijos.

Rendimento previsto: 5,2 a 5,5 litros de leite por quilo de produto final.



   
Linha completa de ingredientes para laticínios!
   
- Fabricar Mussarela

- Fabricar Requeijão

- Fabricar Coalhada


- Fabricar queijo Coalho

- Fabricar queijo Minas

- Fabricar queijo Minas Padrão

- Fabricar Iogurte
 
     
Ingredientes em nossa Loja on line
           
O portal do queijo
no Brasil!