Home

 

Conheça nossa série de artigos sobre o leite fermentado mais antigo da humanidade. 

Resultado da harmonia biológica entre bactérias e leveduras, o kefir é o exemplo típico de inúmeros processos fermentativos que resultam na formação de sabor, aroma, gás, ácido lático, acético e álcool.             

 

Leia também: Faça kefir em casa!   

Trata-se de um curso dinâmico ministrato em nosso laboratório tecnológico localizado na cidade de Juiz de Fora, estado de Minas Gerais, destinado à profissionais do setor de laticínios, estudades, queijeiros artesãos e ao público em geral.

A taxa de inscrição irá permitir sua participação conforme nossa grade curricular, dando-lhe o direito a participar das aulas práticas, teóricas e material didático.

O Curso de Queijos oferece como bônus:

 

 

01 Projeto completo de uma Queijaria (digital em autocad e PDF);

01 Modelo de Manual de  Boas Práticas  de Fabricação (PDF digitalizado);

01 Modelo de Manual de Laboratório e Manual de Bancada para Queijaria (PDF digitalizado). 

 

CONTEÚDO:

  • Leite como matéria prima (análises básicas de seleção do leite - alizarol - densidade - acidez Dornic) - características do leite para fabricação de queijos.
  • Pasteurização do leite para fabricação de queijos - qual o melhor sistema. Como pasteurizar o leite em uma pequena queijaria? Qual a necessidade do uso da pasteurização?  
  • Ingrediente utilizados na fabricação de queijos e aplicação prática no curso.
  • Etapas da fabricação de queijos: preparo do leite, coagulação, cortes, mexedura, evolução da massa na tina queijeira, ponto da massa conforme o tipo de queijo, pré prensagem, enformagem, prensagem, salga, viragens, maturação e tratamento dos queijos na maturação.
  • Abordagem sobre a maturação no aspecto artesanal. Como maturar o queijo na pequena queijaria? Tratamentos do queijo no decorrer da maturação.
  • Depoimentos práticos sobre o dia a dia da indústria.
  • Exigências legais para produção e comercialização com direcionamento nas demandas do aluno.
  • Fabricação prática dos Queijos: Minas Frescal, Queijo Minas Padrão e Curado, Ricota, Muçarela e Queijo de Coalho (condimentado ou natural).
  • Como manusear o queijo no decorrer da cura e depois de maturado.   

 

INFORMAÇÕES:

Carga horária: 2 dias (começando às 8:00 horas e terminando às 17:30 horas).

Vagas: máximo de (12) doze participantes (as vagas deverão ser preenchidas e asseguradas após o ato da inscrição - não reservamos vagas antecipadamente sem que se faça a inscrição).

As vagas são mantidas na efetivação da inscrição por ordem de preenchimento. 

Inclui: Material didático completo e aulas teóricas/ práticas.

Local: Juiz de Fora - Minas Gerais.

Localização: A cidade está localizada a 280 quilômetros de Belo Horizonte capital mineira, 200 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro e 500 quilômetros da cidade de São Paulo. 

Juiz de Fora oferece voos regulares para São Paulo e Campinas.

Principais viações terrestres: Cometa, Itapemirim, Gontijo, Util, Paraibuna. 

Investimento: R$ 990,00 (pagamento prévio como reserva efetuada).  

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

1. Os cursos ocorrem ao longo do ano e são realizados à medida que as turmas são fechadas.

2. A inscrição em cada curso deverá ser efetuada com antecedência pelos telefones (32) 3224 3016 ou (32) 3224 3016.

3. HORÁRIO: solicitamos que o aluno chegue na cidade um dia antes do início das aulas, pois os horários devem ser rigorosamente observados. O curso começa às 08:00 e termina às 17:30 hs, com intervalos para almoço e lanche.

4. Solicitamos ao aluno que traga consigo sua bota de borracha, crocs ou similar para uso exclusivo em nossa sala de aula prática. O restante do material será fornecido por nossa equipe.

5. O material didático é direcionado exclusivamente aos participantes do curso, não sendo comercializado em separado.

Hotéis: a cidade oferece uma excelente rede de hotéis muito bem preparada para receber inúmeros eventos ao mesmo tempo. Algumas dicas de hotéis:

  • Serrano: (32) 3216 2800
  • César Palace Hotel: (32) 3215 6599
  • Ritz Plaza Hotel: (32) 3249 7300
  • Real Hotel: (32) 3215 1666
  • Victory Hotel: (32) 3249 1850
  • Joalpa Hotel: (32) 3215 6055
  • Ibis: (32) 3313 4800

Serviço de táxi: (32) 3215 4400/ (32) 3215 5500/ (32) 3215 4410 e Uber/ Telefone rodoviária: (32) 3214 5553.

Maiores informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

O melhor conteúdo sobre derivados lácteos, iniciando pela matéria prima e passando por sua transformação em queijos com o muçarela, minas frescal, ricota, queijo de coalho, além de requeijão, iogurte, coalhada.

Este artigo disponibiliza a tecnologia para elaboração do queijo Mineiro em pequena escala, adaptado para condições caseiras ou na propriedade rural. CONFIRA!

 Queijo Parmesão?

Denominam-se de queijos tipo “grana” os queijos que apresentam uma estrutura granular (grânulos ou grãos), com baixa umidade, duros e secos por consequência. Normalmente são queijos de longa maturação, formato cilíndrico, sem olhaduras, cor tendendo ao amarelo palha, sabor verdadeiramente característico, salgado, não ácido, com nota adocicada ao picante. São queijos de origem italiana, mais precisamente oriundos do Vale do Pó e da Lombardia.

Conheça mais!

  
O Queijo Boursin de origem francesa pode ser elaborado a partir de leite de cabra e adicionado de ervas finas, ervas de provence, alho, cereais como a quinoa e a linhaça. Deliciosamente elaborado para ser consumido com uma fatia de baguete regada com um puro azeite de oliva e acompanhado de uma taça de vinho Beaujolais ou um branco seco, como Chablis.
Conheça também o queijo Labne (denominado de coalhada seca ou síria), aromático, saboroso e cremoso.