O Sour Cream ou na tradução livre "creme ácido" é uma iguaria americana que desponta no Brasil como um excelente coadjuvante amplamente utilizado na preparação de alimentos, como sobremesas doces e salgadas, na panificação e na gastronomia em uma vasta sinergia com vegetais, carnes, peixes, frutas, etc.

Basicamente o sour cream é o resultado do processamento do creme de leite fresco, obtido pelo desnate do leite e padronizado em seu teor de matéria gorda para o mínimo de 20% a 30%, submetido ao processo de pasteurização e fermentação láctea a partir de cultivos especifícos necessários a caracterização do creme final (flavor, aroma e paladar).

Sour Cream - Receitas

1. Molho para legumes - servido a quente

Ingredientes

1 copo de sour cream
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 colher de sopa de farinha de trigo
sal a gosto

Previamente peneire a farinha de trigo e reserve. Derreta a manteiga apenas na brandura do calor de uma panela pré aquecida, adicionando a farinha de trigo, o sour cream e o sal. Abra a chama em fogo baixo e mexa até engrossar, não deixando formar "grumos". Cubra com meio copo de água (sem cloro) cozinhando por 5 minutos aproximadamente. Sirva a quente sobre aspargos, couve-flor, brocólis ou batatas, complementado com cebolinha e salsa finalmente picadas opcionalmente acompanhado de pimentão vermelho.

2. Molho para saladas - servido frio

Ingredientes

Meio copo de sour cream batido
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Meia colher de sopa de caldo de limão
1 colher de sopa de vinagre (de maçã ou balsâmico)
Sal a gosto
Pimenta do reino moída levemente polvilhada

Misutre o açúcar, sal e a pimenta do reino em uma tigela. Adicione o caldo de limão e o vinagre. Finalmente adicione lentamente e aos poucos o sour cream previamente batido. Acompanha saladas de repolho, alface, agrião.

3. Molho para peixes com pepino

Ingredientes

Meio copo de sour cream batido
2 pepinos pequenos
1 colher de sopa de vinagre
Sal a gosto
Algumas gotas de molho de pimenta de tabasco

Lavar e secar os pepinos, deixando-os em água gelada por duas horas. Após este período poderão ser picados com ou sem casca (como preferir). Adicione os temperos ao sour cream batido, antes de servir, misturados previamente com os pepinos. Este molho é especialmente saboroso para ser servido a quente ou frio com salmão.

4. Molho de sour cream com wassab (raiz forte) - para carnes (cordeiro, cabrito)

Ingredientes

1 copo de sour cream batido
2 colheres de sopa de açúcar
Uma pitada de sal (ou a gosto)
1 colher de chá de wassab (ralado)

Bata o sour cream, e adicione  gradualmente o sal, açúcar e a raiz forte (wassab). Serve em carnes assadas e grelhadas ou peixe. 

 

Aguarde nossas próximas receitas.