Equipamentos

Tanque de recepção de leite, construído em aço inoxidável AISI 304, acabamento sanitário, com tampa e passador para filtração, saída em 1½”, rosca rjt. Capacidade para 150 litros (para recebimento de leite in natura).

Agitador para latão, construído em aço inoxidável AISI 304.

Balde capacidade para 15 litros cada, graduado com bico e alça, construído em aço inoxidável AISI 304.

Bomba centrífuga capacidade de ½ CV, em aço inoxidável, com entra e saída em 1½”, rosca rjt, para bombeamento do leite do tanque de recepção para o tanque de processamento (para recebimento de leite in natura).

Tanque de fabricação de iogurte (iogurteira ou fermenteira), totalmente construído em aço inoxidável AISI 304, camisa dupla e alta, com isolamento. Acabamento sanitário, saída em 1½”, rosca rjt, capacidade para 200 litros. Para indústria que não optarem inicialmente com sistema de aquecimento por calor (vapor), este tanque deverá vir adaptado com sistema de aquecimento por gás doméstico e queimadores que permitam um bom desempenho. Sistema de moto redutor com agitador, desmontável em aço inoxidável. Completa para circulação de água gelada e água industrial.

Tanque de mistura, totalmente construído em aço inoxidável AISI 304, camisa dupla e alta, com isolamento. Acabamento sanitário, saída em 1½”, rosca rjt, capacidade para 200 litros.

Máquina de envase totalmente automática, capacidade para 1000 litros/hora, completa.

Mesa em aço inoxidável AISI, medindo 2 x 1 m, com rodízios.

Caldeira geradora de vapor, cilíndrica vertical, flamotubular, com alimentação de água automática, com todos os acessórios para controle e segurança da caldeira. Capacidade para 100 Kg/h de vapor a pressão de 6 bar. Lenha como combustível.

Unidade compacta para refrigeração da câmara frigorífica, com controle automático de temperatura e motores dimensionados conforme a disponibilidade da região. Temperatura interna de funcionamento de -20ºC.

Unidade compacta para produção de água gelada, capacidade para 2000 litros de água, sistema completo composto de tanque de água gelada, isolado, sistema moto refrigerador por freon.

Comentários

Sistema de aquecimento:

Este projeto contempla dois meios para aquecimento que deverá ser escolhido em função do investimento pretendido.
Toda mistura a ser processada deverá ser previamente pasteurizado (razão pela qual, necessita-se de uma fonte de calor para fazê-lo).

Alternativas para aquecimento
O vapor é um dos elementos essenciais numa industrialização de alimentos, pois é o elemento que fornece o calor, conseqüentemente a pasteurização, o cozimento, a esterilização.
Para a produção do vapor necessitamos do equipamento que o produz a que chamamos de caldeira.
A caldeira utiliza inúmeros elementos combustíveis, como a lenha, o óleo diesel, o óleo BPF, bagaço de cana e gás.
Pode ser operada manual ou automaticamente, sendo o seu custo relacionado com o tipo de combustível e funcionamento. Nossa indicação será em torno de uma caldeira que utiliza lenha como combustível.

Caldeira para geração de vapor, tipo multi-tubular vertical, capacidade de produção de 100 Kg/hora, na pressão de 120 psig, funcionamento de alimentação de água automático, acompanhada de chaminé e todos os mecanismos de segurança.

Câmara frigorífica
A finalidade da câmara é proporcionar a refrigeração e conservação dos produtos acabados. 
Para este projeto recomendamos uma câmara frigorífica com temperatura de trabalho em torno de -20°C negativos.