COMO FAZER O SEU KEFIR EM CASA COM APENAS DOIS INGREDIENTES 

O KEFIR é um leite fermentado a partir de bactérias, leveduras e fungos do bem, aliando inúmeros fatores desejáveis no preparo e consumo do alimento: o prazer da degustação com a certeza da saúde proporcionada pelo alimento.

O kefir proporciona isto, uma experiência saudável ao se alimentar.

Conheça a flora Docina para preparo do kefir; fácil, prática e segura.

 

Ingredientes

1 litro de leite (integral ou semi desnatado)

1 envelope da CULTURA PARA KEFIR DOCINA 

Instruções

  1. Em um pote adicione o leite (utilizamos pote em aço inoxidável ou uma panela de teflon) e aqueça, sempre mexendo até atingir a temperatura de 90 até 95ºC (graus Celsius). Será necessário o uso de um termômetro para medições das temperaturas.
  2. Atingida temperatura mencionada, desligue a chama e marque 10 minutos (pode colocar uma tampa), neste momento transfira o leite para um pote de vidro ou mantenha-o no próprio pote de aço inoxidável.  
  3. Após esta operação e terminados os 10 minutos, deixe resfriar até que se atinja a temperatura entre 23 a 26ºC (graus Celsius).
  4. Neste ponto, adicione a CULTURA PARA KEFIR DOCINA e misture bem por alguns segundos (o envelope pode ser dividido em duas partes para utilização em outro litro de leite).
  5. Deixe fermentar por um periodo entre 15 até 24 horas em um local em que se permita a manutenção da temperatura na faixa mencionada (praticamente em temperatura ambiente).
  6. O ponto do kefir é caracterizado pela formação de uma "coalhada" densa, firme, ocasionalmente pode apresentar pequenas bolhas ou trincas (vistas no pote de vidro). O aroma é característico. 
  7. O kefir deverá neste ponto ser levado para a geladeira e mantido por mais 24 horas (neste momento haverá ainda a formação de mais compostos aromáticos importantes no preparo de seu kefir).

Tire algumas dúvidas

  1. Por que aquecer o leite se vou utilizar o leite de caixinha? O aquecimento do leite na temperatura de 90 a 95ºC no tempo de 10 minutos permite o desenvolvimento de compostos nutricionais que irão beneficiar o desenvolvimento da flora original do kefir composta de bactérias, fungos e leveduras do bem.
  2. Posso utilizar leite diretamente do produtor? Sim, neste caso basta coá-lo e aquecer conforme as instruções.
  3. Dúvidas no preparo de seu kefir pergunte: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
  4. Posso elaborar o kefir com leite desnatado? Sim, tanto leite desnatado quanto leite desnatado sem lactose, bastando fazer a adição de 1 colher de sopa de leite em pó desnatado antes do processo de aquecimento?
  5. É necessário o uso de um termômetro? Sim, o termômetro é uma ferramenta que permite a precisão da medição da temperatura tanto no aquecimento, quanto no resfriamento do leite para o preparo do kefir.
  6. Leia artigo técnico Kefir.

PARA ADQUIRIR INGREDIENTES ACESSE: