Ricota

A Ricota Siciliana é ideal para o preparo de massas e recheios diversos.
Sugerimos a aquisição do Kit para Fabricação de Ricota, que inclui todos os utensílios e ingredientes necessários à fabricação (exceto o soro e o leite).

Ingredientes e utensílios:
10 litros de soro de queijo;
300 ml de creme de leite fresco;
1 envelope Ácido Cítrico;
1 envelope Bicarbonato de Sódio;
1 termômetro para laticínios;
1 tela refratária;
forma para queijo de 500 gramas.

Dica importante:
Não utilize soro proveniente de queijios fermentados.

Preparo:

1º Passo: Deposite os 10 litros de soro (já devidamente coados) em uma panela e adicione 1 envelope de bicarbonato de sódio, misture.

2º Passo: No fogão coloque a tela refratária sobre a chama. A tela refratária tem a função de evitar que a chama fique diretamente em contato com o fundo da panela. Aqueça até que atinja temperatura de 75ºC (use o termômetro).   

3º Passo: Ao atingir 75ºC adicione o creme de leite.

4º Passo: Continue o aquecimento até que atinja a temperatura de 90ºC e adicione o ácido cítrico (1 envelope), mas atenção, dissolva o conteúdo do envelope de ácido cítrico em meio copo com água filtrada antes de adicioná-lo ao soro. 

5º Passo: Ao adicionar o ácido cítrico (90ºC), observar a formação de uma massa subindo à superfície e uma coloração esverdeada do soro. Com auxílio de uma escumadeira vá colocando a massa na forma.

6º Passo: O sal é opcional e pode ser polvilhado sobre a superfície da ricota ou adicionado sobre a massa antes da enformagem.

Pode ser consumida imediatamente, refrigerada ou adicionada de condimentos.
 

PARA AQUISIÇÃO DE INGREDIENTES ACESSE: