O queijo Camembert, caracteriza-se como um queijo que apresenta a consistência macia com o mínimo de 45 gramas de gordura por 100 gramas de queijo.

O formato é cilíndrico com diâmetro médio entre de 10 a 11 cm por 2,5 a 2,8 cm de altura para queijos com peso final entre 220 a 250 gramas.camembertO sabor apresenta levemente salgado, suave no início da maturação (nota láctea tendendo ao adocicado) e marcante ao final com notas frutadas.

A característica marcante é a formação ou cobertura externa "florida" pelo desenvolvimento do fungo branco, Penicillium candidum (Penicillium camemberti).

Sua crosta interna é cremosa e firme ao centro, que se iguala nos queijos de maturação avançada.
Os queijos artesanais, quando elaborados com leite cru (leite selecionado de elevada qualidade) apresentam ocasionalmente a formação de manchas avermelhadas pelo crescimento concomitante de levedura (Brevibacterium linens).
O termo Camembert refere-se exclusivamente à Camembert ou Tipo Camembert, um termo genérico de domínio público, elaborado em todo mundo.

Neste artigo apresentamos o desenvolvimento do QUEIJO CAMEMBERT numa dinâmica para elaboração em casa. Baixe o eBOOK gratuitamente, assim como as informações adicionais sobre SALMOURA DO CAMEMBERT e PREPARO DO FUNGO.